São João. Conheça um pouco desta festa.

São João. Conheça um pouco desta festa.

 

São João. Quando falamos em Brasil e em festa pensamos imediatamente no Carnaval. O Carnaval, afinal, é uma celebração grandiosa que atrai turistas do mundo inteiro e que, de fato, captura boa parte do espírito brasileiro com suas cores vibrantes, bebidas, fantasias e tantas outras coisas mais.

 

imagem-de-dançarinos

Recife- PE- Brasil- 11/06/2015- O prefeito de Recife, Geraldo Julio, durante a cerimônia da abertura oficial da Festa de São João.
Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR

 

Mas não podemos esquecer que o país tem outra festa tradicionalíssima em algumas regiões que não deixa a desejar em animação e beleza para nenhuma outra: a festa de São João. Embora não seja tão popular, ou tão reconhecida internacionalmente, esta data também traz em si várias facetas da cultura brasileira, especialmente no que diz respeito aos nossos ritmos, bom humor e culinária.

 

É seguro dizer que, em muitos estados do Brasil, o São João é a festa mais importante do ano. Mas a comemoração se espalha por todo o país. No norte, mas principalmente no nordeste os festejos são mais grandiosos e tradicionais – neste último há uma grande rivalidade entre os estados da Paraíba de Pernambuco para saber quem tem a maior e melhor festa de São João do Brasil. As cidades de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) estão para as festas de São João, como o Rio de Janeiro está para o Carnaval: se você quiser um espetáculo como poucos outros no mundo, estes são os lugares para visitar.

 

Mas isso não desmerece de modo algum as festas menores que acontecem por outras regiões e Estados, pois seja no nordeste, com o forró tocando alto e as doses de cachaça vindas à noite inteira; no centro-oeste, onde o milho e os doces derivados são a maior atração; ou no sul, onde o inverno mais rigoroso favorece festas com muito quentão e pinhão, o São João é uma festa apreciada por muitos brasileiros.

 

Mas não podemos nos esquecer de que não é só São João que mobiliza toda esta devoção e celebração. Quando falamos em “festas juninas”, por exemplo, é porque muitos destes festejos também se referem aos dias de Santo Antônio e São Pedro, que também são celebrados em junho. Nos lugares onde estas festas são mais tradicionais, as comemorações se estendem pelo mês quase todo, tendo início nas proximidades do Dia dos Namorados, e se estendendo frequentemente até o mês de julho.

 

Conheça algumas das principais festas do Brasil:

 

Pernambuco

A cidade de Caruaru fica a apenas 130 km de Recife e é uma das festas mais bonitas do país. Embora haja controvérsias, é conhecida por ter a maior festa de São João do mundo.

 

 

Paraíba

Embora a capital tenha festas muito boas, é a cidade de Campina Grande que sedia uma das maiores e mais tradicionais festas de São João do Brasil.

 

imagem-de-casal-de-dançarinos

 

Bahia

Aqui é outro caso em que as festas do interior se destacam. Camaçari, Ilhéus, Castro Alves, Maragogipe, Cachoeira, Piritiba e Amargosa tem belas festas que são até melhores que as de Salvador.

 

 

(ilhéus)

 

Rio Grande do Norte

Mossoró é o lugar para estar na época de São João se você estiver no Rio Grande do Norte. Além disso, a festa é palco da apresentação anual “Chuva de Bala no País de Mossoró” que conta como os residentes da cidade resistiram à tentativa de invasão do bando de Lampião.

 

 

imagem-de-dançarinos-caracterizados

 

 

+ hospedagem

 

 

Share This Post On
Booking.com

Deixe aqui seu palpite

Top SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline
%d blogueiros gostam disto: